(51) 3333-1143 contato@marinalara.com.br

Quem nunca viu aquela pessoa que quando sorri mostra mais gengiva do que dentes! Trata-se de um sorriso gengival !

O sorriso gengival é uma mostra aumentada da gengiva ao sorrirmos. Acomete mais pessoas do sexo feminino, deixando a estética visual prejudica, pois não permite uma harmonia entre dentes, gengiva e lábio.

Sua causa tem vários fatores:

  • Muscular
  • Gengival
  • Esquelético
  • Coroa dos dentes curtas
  • Lábios pequenos,
  • entre outros.

Para deixar o sorriso mais harmônico podemos utilizar algumas formas de tratamento, dependendo de cada caso, após uma avaliação clinica que deve ser bem minuciosa. A decisão final de cada tratamento é sempre o paciente, o profissional ira lhe orientar e mostrar as opções.

O uso da toxina botulínica no tratamento para Sorriso Gengival esta cada vez mais difundida no meio odontológico, e este é um dos recursos indicados para este tipo de tratamento. O Botox irá fazer um travamento do músculo que traciona o lábio superior, logo quando a pessoa sorrir não mostrara mais tanta gengiva.

A gengivoplastia, ou seja, remoção de uma parte do tecido gengival também poderá ser utilizada. É um procedimento que envolve a equipe de periodontia, e é realizada em consultório, sua recuperação é tranquila.

Às vezes, pode ser indicada pelo cirurgião dentista, uma cirurgia ortognatica, para diminuir o volume da maxila, mas este tratamento é para casos mais complexos.

A combinação dos tratamentos citados, muitas vezes é recomendada, para um melhor resultado. 

Também podemos utilizar de recursos restauradores como as restaurações em resina composta, ou até mesmo as tão famosas lentes de contato, que darão maior contorno, proporcionalidade, inclinação dos dentes e melhor formato.

Algumas pessoas não se incomodam com o fato de expor tanta gengiva ao sorrir, mas para muitas este tratamento aumenta, e muito, a sua autoestima, relatando melhoras no seu relacionamento pessoal, ao se sentir mais confiantes com seu sorriso natural e harmônico. 

Quer descobrir mais sobre este procedimento e iniciar seu tratamento? Clique aqui e fale com nossa equipe 😉


Matéria por: Francielly Magnus